sábado, 15 de setembro de 2012

há paz na contemplação...



Tenho uma amiga que se tornou uma das pessoas mais importantes da minha vida. Ela é antropóloga, estuda os rituais de morte e de passagem entre os indígenas. Eu também tenho grandes interesses na morte, que entendo como transformação. Parece meio mórbido interessar-se por essa temática, eu sei. Mas não vejo assim. Interessar-se pela morte é interessar-se pela vida. Ela gosta muito de canoas e eu de anjos. Em nossas conversas sempre desvendamos os arquétipos que se apresentam nos acontecimentos de nossas vidas. Uma vez, enquanto conversávamos no carro, havia uma coruja nos observando. Outra, havia um quadro com um anjo gigante na parede acima da mesa onde estávamos. Foram tantas as vezes que coisas semelhantes aconteceram, que isso até soa fantasioso. Os símbolos arquetípicos parecem se materializar quando estamos juntas. E por meio de nossas conversas conseguimos acessar outros estados de consciência e percepção do mundo que nos fazem refletir lucidamente sobre a nossa efêmera existência nesse mundo. 
            Foi em uma dessas conversas que desvendamos o porquê de ela gostar tanto de canoas. Concluí, na ocasião, que este é o meio de transporte de Caronte pelo Rio das Almas e era natural que esse símbolo se manifestasse de várias maneiras na vida dela, afinal ela tem uma missão para com os mortos. Em outro momento, falamos sobre as cores dos sentimentos: azuis e vermelhos. Com a ajuda dela, entendi porque o mundo dos anjos é representado em preto e branco. As cores vibram e provocam-nos sensações e sentimentos pelos olhos e pelo coração. E no mundo em preto e branco não há vibração. Nele é possível a contemplação, não há desequilíbrio. Pode-se observar sem se apegar, pois é o apego, a paixão, a origem da dor. Há paz na contemplação...
And if you look
You look through me
And when you talk
Is not to me
And when I touch you
You don't feel a thing
If I could stay
Then the night would give you up
Stay
Then the day would keep its trust
Stay
and the night would be enough
(Stay – U2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário