domingo, 12 de abril de 2009

Os prazeres da carne...


A revista Scientific American de março de 2009, publicou uma matéria, de autoria de Igor Zolnerkevic, intitulada "Efeitos globais do bife brasileiro", onde relaciona os problemas do efeito estufa do país com o dematamento para pastagens na Amazônia e os gases liberados no processo digestivo do gado. Embora eu seja vegetariana, não sou uma militante Vegan, mas os dados científicos me deixam preocupada.

O homem desde a pré-história é carnívoro e herbívoro. A carne historicamente sempre esteve no cardápio dos povos. Mas antigamente não havia uma indústria da carne. Os homens caçavam e consumiam a carne para sobreviverem. Ela também figurava nos momentos festivos e por vezes havia um ritual para o sacrifício do boi, do carneiro, ou outro animal qualquer. O que ocorre é que o mundo moderno nos colocou um novo desafio: uma superpopulação que precisa ser alimentada. Mas alimentar com carne toda essa gente tem custado muito à natureza e as consequências desse hábito cultural têm sido sentidas nas catástrofes climáticas que acontecem cada vez com mais frequência. Isso sem contar na crueldade do abatimento dos animais. Além disso, a carne também tem sido veículo de doenças e graves problemas de saúde, lembremos do "mal da vaca louca", da gripe aviária e da obesidade dos consumidores de "Mac mata aos poucos" que susbtituíram o delicioso feijãozinho da mamãe.

Talvez futuramente os cientistas consigam provar que a carne de hoje tenha os mesmos efeitos dos cigarros, que se lembrarmos teve defensores dizendo que não eram nocivos.

Uma carteira de cigarro hoje traz imagens chocantes de pessoas doentes devido ao seu consumo. E ainda assim, muitos brasileiros e não brasileiros os consomem compulsivamente. Porém, já não podem mais processar a indústria do cigarro, pois o aviso está na carteira e o ato de se matar lentamente é do livre arbítrio de cada um. Mas a carne é um pouco diferente, pois é um hábito cultural milenar. E talvez esteja na hora de revermos este hábito, assim como revimos hábitos antigos de escravizar outros seres humanos como infelizmente aconteceu, vê-los lutar até morrer como faziam os romanos ou ainda levá-los à fogueira quando discordavam das verdades absolutas. Graças a Deus este tempo passou!!! Mas agora o tempo é outro e está na hora de revermos nossos conceitos.

Então quando a água faltar, chover demais, houver furacões insperados, seca, doenças..., pense no prazer imediato que a carne lhe proporcionou. Talvez daí sim, haja uma conscientização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário