terça-feira, 21 de abril de 2009

... e se o 666 for o www da internet?


Consta no capítulo 13 do Apocalipse:

"Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem e o seu número é 666."

A palavra "entendimento" em outras versões é traduzida também como discernimento.

Pois bem, tenho uma teoria: tenho razões para acreditar que o 666 mencionado no Apocalipse equivale ao www da internet, isto porque em hebraico as letras têm correspondentes numéricos:
1. aleph 12. lamed
2. beth 13. men
3. ghimel 14. num
4. daleph 15. samech
5. he 16. hain
6. vau 17. phé
7. zain 18. tsade
8. heth 19. coph
9. teth 20. resh
10. iod 21. schin
11. caph 22. thau

A escrita da fonética das letras hebraicas varia conforme a tradução. Optei por essa versão, proposta por Papus em seu estudo sobre a Cabala.

Como podemos observar a 6a. letra do alfabeto hebraico é o VAU, que tem como correspondente lingüístico em outros idiomas o "u", o "v" ou ainda o "w". Se convertermos para www, temos o 666 apocalíptico!!! É isso mesmo, o 666 pode muito bem ser o www!
A idéia da internet se encaixa perfeitamente ao "mentiroso", pois infelizmente muitos a usam para disseminar mentiras como sendo verdades. Já não sabemos o que é real e o que é fictício nos emails que recebemos. E pior, muitas vezes acreditamos nas barbaridades que são escritas. No mundo virtual, uma coisa escrita hoje, pode estar colocada totalmente diferente amanhã. No livro de George Orwell "A Revolução dos Bichos", há um momento que os bichos lêem uma frase escrita na entrada do celeiro, no outro dia as palavras mudam de lugar, algumas surgem e outras somem, passando idéias completamente diferentes da originalmente grafada. Então, eles já não sabem dizer o que é verdade e o que é mentira. E isto é o que mais acontece nessa maravilha da internet. Já não vivemos sem ela. Necessitamos dela para o nosso dia-a-dia. Nossa cabeça (olhos e testa) está sempre direcionada para o monitor e nossas mãos (principalmente a direita), estão marcadas pela tendinite. Será que ao sentarmos em frente ao computador diariamente, não estamos cultuando a Besta? Será que o espaço reservado ao computador em nossas casas não é também um altar ao mundo vitual, à Besta? É bom pensar a respeito...

Mas há um pequeno problema aqui, o livro do Apocalipse foi escrito em grego e não em hebraico!!! E o alfabeto grego é composto por 24 letras, sendo a 6a. o "zeta", o que desmonta a minha teoria. Uffffa, que alívio!!!
1. alfa 13. ni (nu)
2. beta 14. xi
3. gama 15. ômicron
4. delta 16. pi
5. épsilon 17. rô
6. zeta 18. sigma
7. eta 19. tau
8. teta 20. úpsilon
9. iota 21. fi (phi)
10. kapa 22. qui (chi)
11. lâmbda 23. psi
12. mi (mu) 24. ômega

Aqui também existem variações da escrita fonética das letras.

Então, não estamos agora em frente à Besta... Ou estamos, já que o idioma mais falado na Judéia era o hebraico... Hum...
Bom, independente dessa minha teoria maluca (mas nem tanto assim), a dúvida que paira sobre o assunto é: podemos confiar na palavra escrita?
Jesus não escreveu uma letra sequer dos textos bíblicos. Tudo o que sabemos sobre ele foi escrito por outros e não por ele. Sabemos portanto, o que foi dito sobre ele. Sabe-se que Jesus falava aramaico (fato difundido no filme do Mel Gibson). Sabe-se também que a antiga província romana da Judéia tinha o hebraico como língua falada, embora o latim já fosse a língua oficial. Porém, os textos do Novo Testamento foram escritos em grego, pela própria peregrinação dos apóstolos pelas antigas cidades gregas. Nessa confusão do "disse e foi dito" acompanhado das interpretações posteriores, ficam as dúvidas que nos remetem novamente ao labirinto das palavras.

Não estou pregando contra a internet. Eu mesma a utilizo constantemente nas minhas pesquisas e trabalhos. Ela elimina a necessidade de papel, o que significa uma árvore a mais no mundo. No entanto, devemos refletir a respeito, com um olhar crítico e discernimento, sobre aquilo que lemos no mundo virtual. Será que aquilo que está escrito naquele site ou naquele blog realmente faz sentido? Será que o que está sendo dito tem coerência? Qual a distância entre a liberdade de expressão e a pregação de uma verdade? Hum... Oh! Deus por que me destes inteligência, sou obrigada a pensar...
Então, antes de "repassarmos" aquele email com notícias bombásticas devemos verificar a veracidade daquilo que estamos disseminando, ou estaremos colaborando com o falso profeta e o grande mentiroso... seja a internet a Besta ou não, pois diz o 8o. mandamento "Não levantar falso testemunho!"

Este texto não tem caráter de pregação de verdade e sim de ponto de vista. É uma reflexão pessoal sobre os bons e maus usos da tecnologia na modernidade. Este foi apenas um meio que encontrei para chamar a atenção para uma reflexão sobre aquilo que lemos e tomamos como verdade... As pessoas adoram uma notícia sórdida e não tardam em divulgá-la. Mas não é esse o meu objetivo. Minha intenção aqui é alertar sobre os perigos da palavra escrita no mundo virtual... a minha inclusive, pois como ser humano, não estou acima do bem e do mal ;)

24 comentários:

  1. Estive por aqui aprendendo um pouco com os seus escritos!! Abraço Ademar!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ary,
    essa observação do "alerta" p o q lemos,quer seja na Internet ou em qqr outra fonte foi exatamente o q comentei numa das aulas do curso. Bem interessante seu artigo.

    ResponderExcluir
  3. Fácil. Deviam estudar mais os factos, ou seja o que todos os santos e grnades Padres e Doutroes da Igreja foram concluindo numa linha de continuidade de 2000 anos, e expecular menos.

    S. João evangelista, o discipulo mais amado por Jesus, falava hebraico por ser a sua LINGUA de origem. O apocalipse não foi escrito um dia depois da revelação/visão (o que está contido no livro do apocalipse é uma teofania, uma visão onde Deus revela os fins dos tempos). Quando muito mais tarde João relata EM TEXTO o que vira (lembremos que o costume era transmitir oralmente) já o faz em grego e, muito provavelmente pela mão de seu "secretário". Portanto, Deus NÃO Se revelou EM GREGO ... lol ... parece piada mas não. E qual o motivo de o apocalipse, que era conhecido nas primeiras comunidades, veio depois a ser finalmente assente em forma escrita e em lingua grega e não em lingua hebraica? Ora... João não estava em território de lingua hebraica quando escreveu o apocalipse e, nessa época, o grego era a lingua culta e o latim ainda era somente a lingua global.

    Concluindo: o 666 é cifra certa e em várias linguas teria várias correspondencias numéricas. As linguas dos cristãos (os originais -> católicos) são: hebraico, grego, latim. Certamente que a leitura do 666 tem de ser feita apenas numa destas 3 linguas. MAS a revelação feita a joão n podia ser em todas as linguas e portanto apenas numa, a lingua de João: hebraico (aramaico). Ele mesmo como "judeu não apostata" (ou seja, cristão) tinha ainda a lingua hebraica como a única lingua sagrada que só depois é substituida pelo latim e marcar assim a diferença entre o velho e o novo sacrifício (lingua do rito). O grego, antes do latim, teve tambem o seu tempo. Ora, tinha cabimento abordar esta "interpretação" do 666 em latim, visto que é a lingua oficial de toda a Igreja Católica (Romana)e que é a lingua própria do Rito Romano (mesmo que por abuso as missas hoje sao traduzidas e o rito é ilegitimamente outro embora que semelhante em algumas coisas).

    Apoio a ideia de que o 666 deve ser entendido segundo a lingua hebraica e não sobre a grega.

    Pedro

    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, pela sua inteligência e expressar com clareza de raciocínio!

      Excluir
  4. Eu penso nessa teoria já há algum tempo. É bom saber que a outras pessoas que chegaram ao mesmo raciocínio.
    Esse ultimo Sr. a postar passou tanta informação que nem mesmo consegui concluir seu pensamento de forma clara.
    Apesar de alguns discordaram, o argumento mais convicente é de que este livro foi realmente scrito em aramaico. Portanto, teoria válida!

    ResponderExcluir
  5. Bom sei que o post é antigo, mas vou comentar, pra não precisar da procura por correspondente linguistico ou algo assim, a web é virtual, portanto digital, a lingua digital fala em bites, a composição inicial devido a possibilidade de envios de pacotes forçou a criação da representação de simbolos pelo agrupamento de 4 bites, dois pacotes formam um simbolo totalizando 8 bites, o w não foge à regra:
    w => 0111 0111 => 222
    w => 0111 0111 => 222
    w => 0111 0111 => 222
    w+w+w => 666
    simples, e isso pode ser compreendido em qq parte do mundo, pois o código binário é o mesmo em qualquer lugar quando se fala de algo digital, essa teoria é minha, pode ser bobagem, mas é pelo menos interessante.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Essa idéia veio à minha cabeça do nada. Se o número da besta, ou sua marca estaria em todos os seus seguidores, também pode ser um IP ou coisa assim, todos acessando um perfil no facebook ou twitter.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado. Seu Blog está impregnado de um doce, leve e suave não sei bem o que. Acho que é perfume, e revela a beleza de sua alma.
    Mas preciso continuar em silêncio. Seja feliz.

    ResponderExcluir
  9. LEMBRANDO QUE O CHIP SE LÊ E SE ARMAZENA EM COMPUTADORES E SITES. E MUITOS DOS ACESSOS SE DÁ ATRAVES DO WWW.

    ResponderExcluir
  10. Meu caro, e se ao invés de hebraico, que tal romano? O que seria mais semelhante ao W senão o VI ou o IV? Pensemos diferente. O que seria de João vindo ao futuro e observasse que todo o mundo estivesse usando computador com vários produtos e serviços oferecidos lá e para todo local que fosse dentro dessa coisa estranha teria que digitar o tal do V/ V/ V/? Hum... E o tal computador que tem um tal de mouse, basicamente composto por um monitor à frente do rosto e algo na mão direita? Que sem essas duas coisas você não pode interagir com a Internet (a marca no fronte ou na mão direita). Ok, pode não ser a época mas estar próxima. Google Glass ficará no rosto, tem os celulares... Enfim... E aquela questão de que ricos e pobres, livres e presos?
    Todos ficarão maravilhados... Para finalizar... Quem teria coragem de ir contra a besta? Deixe-me clarear: quem de sã consciência abriria a mão da Internet nos dias de hoje? A quais males ela não está nos levando sem percebermos? Bem, o livro do Apocalipse conta fatos, não é escrito para alertar. Isto significa que poucos acreditarão, menos ainda se salvarão. Bem-vindos ao início do fim.

    Mas nem tudo é tragédia... A solução é orar e seguir o caminho de Jesus. Quem crê será salvo. Beijos nos corações de vocês.

    ResponderExcluir
  11. Resolvi colocar algumas palavras pra reforçar a veracidade do que eu li neste texto e tb. nos comentários. Acordei hoje com esta idéia do 666 corresponder ao www da internet e procurei alguma alusão a esta afirmação, pois já a tinha ouvido antes. encontrei este site. E só para corroborar quero acrescentar que afora a questão de verdade e mentira, também deve ser considerado que o homem com a internet á sua disposição está se firmando cada vez mais em sua própria capacidade de discernimento e conhecimento acumulado, ocupando estes o lugar de Deus. Da nossa dependência de Deus. Como em Gênesis, quando o homem fez a escolha pela Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal em troca da Árvore da Vida ( que é uma figura do próprio Jesus Cristo: "Eu vim para que tenham vida". E:"Eu sou o caminho, a verdade e a vida".

    ResponderExcluir
  12. Ariente parabéns pelo raciocínio claro e pela inteligência inquiridora.

    ResponderExcluir
  13. Olha, o fato do Novo Testamento ter sido escrito nessa ou naquela língua é irrelevante. Eu também acredito PIAMENTE nisso, e tenho ABSOLUTA CERTEZA de que www é o sinal da besta, que vem do fundo do mar (navegar) e que marcará nossa fronte (as impressões e imagens obtidas na Internet) e a palma de nossas mãos (mouse).
    É a besta porque se julga detentor de todo o conhecimento.
    Infelizmente precisamos sair da Internet antes de ser tarde demais.
    Eu quero tentar ser salvo!
    Eternidade no inferno é a pior coisa e precisamos ser salvos. Amém

    ResponderExcluir
  14. Estou surpreso pelos comentários. Ricos e bem direcionados. No momento não vou agregar nenhum estudo, porém vou refletir muito sobre esse assunto que me interessei bastante.

    ResponderExcluir
  15. Olha, eu também acredito quase por completo nessa teoria. Fico tentando encontrar uma explicação para logo uma coisa destinada a "controlar" nada mais, nada menos, do que toda a humanidade, incluindo termos/jargões como "navegar" (= fundo do mar) e se propondo a ter todas as respostas (besta) ter a necessidade de usar um código mundial tão claramente igual ao que Deus avisou que iria acontecer próximo ao fim dos tempos: não é "aaa" ou "xxx" não! É www, que tanto pelo algorismo romano está praticamente igual a vi vi vi, quanto pelo vau que você explicou em seu texto. O que as pessoas acham, que o inimigo iria colocar claramente 666 na besta? Lógico que não. Iria disfarçar pelo menos um pouco, isso é óbvio. Vamos mudar nossa vida, orar, ajudar as pessoas, e não adorar a besta. Que pra mim é a Internet. Amém

    ResponderExcluir
  16. So que o texto bíblico diz que o tal 666 resulta de uma soma, e nao existe dizer 6 + 6 + 6 kk o texto é claro, resultado de uma soma, assim como o nome de Nero, ou seja teria que ser 600+60+6 pq é assim que se escreve a numeração em hebraico...

    ResponderExcluir
  17. Se 'Apocalipse' significa 'Revelações' e se trata de um livro que revela o futuro da humanidade, João não poderia estar falando do passado. Ele deveria revelar coisas que provavelmente as pessoas no futuro seriam capazes de relacionar com coisas do mundo em que estariam vivendo. Não se trata de algo abstrato - é um livro que descreve acontecimentos reais e concretos a tomarem forma num futuro não muito distante e sua narrativa deveria ser interpretável pela geração que fizesse parte desse tempo.

    Com relação a Apocalipse 13:18, também já li sobre essa interpretação acerca do número da Besta, o 666, como sendo referente ao que tecnicamente se chama de 'subdomínio' para a hospedagem de um site, ou seja, o 'www', que é a sigla em inglês para 'World Wide Web', ou 'Grande Rede Mundial'. Confesso que achei a interpretação bastante interessante. Em grego, língua em que o livro de 'Apocalipse' foi escrito, a letra que tem valor de 6 é o 'stigma' (é curioso que o nome da letra é nos dias de hoje uma palavra com significado bastante revelador: 'estigma' vem do latim 'stigma', que vem do grego 'στίγμα' = 'picada'; 'marca' ou 'cicatriz' deixada por ferida).

    Essa letra, ao que parece, se tornou obsoleta, e ficou sendo usada apenas para simbolizar o número 6, já que seu som é hoje um fonema descrito por duas outras letras, 'sigma' e 'tau' (algo como 'st', que estaria presente no próprio nome da letra 'stigma', além de palavras gregas como σταυρός, transliterada 'staurós' - 'estaca', latinas como 'staccato' - 'destacado', 'marcado', e até mesmo inglesas, como 'stick' - 'colar' ou 'furar', 'espetar', tendo como raiz Indo Europeia comum algo como 'stei' - 'perfurar'). Na verdade, ela era uma espécie de 'conexão', uma 'junção' dessas duas letras, para facilitar o uso desse fonema, mas, de acordo com o site 'Wikipédia', acabou caindo em desuso por muitas vezes ter sido confundida com a letra 'ômega', semelhante ao nosso 'W'.

    ResponderExcluir
  18. Ora, a letra 'W' em hebraico (chamada de 'WAW'), língua natural de João, que era judeu, tem exatamente o mesmo valor da letra 'stigma', ou seja, 6. De acordo com o site 'Beit Chabad Central' de estudos sobre o Judaísmo, a letra 'WAW' (ou 'VAV', já que 'W' e 'V', como em Português, têm o mesmo som) tem o significado de um 'gancho' e o conceito seria 'o poder de conectar e correlacionar todos os elementos dentro da Criação.' Portanto, 666 pode sim, clara e simplesmente, ser a letra 'W' repetida três vezes. No que tange ao versículo 13:18, o verbo 'calcular' (que em grego pode ser encontrado como 'υπολογίσει', 'λογαριαση' ou 'ψηφισατω') tem entre seus significados o de 'avaliar', 'determinar', 'votar', 'pensar', 'considerar', 'prever', 'presumir', 'projetar', 'imaginar', ou seja, 'descobrir', e não apenas o de 'fazer cálculos', até porque não há conta a ser feita, não há valores (números) a serem determinados através de um cálculo - o valor (ou número) já está dado: 'seu número é seiscentos e sessenta e seis' (ou o 6 repetido três vezes).

    Outra questão é que muitos interpretam o número 6 como o número que, biblicamente, simboliza o homem, pois foi no sexto dia que Deus criou o homem ('é número de homem'), assim como o número 1 simboliza Cristo, o primogênito da Criação. E o número 7 simboliza a perfeição, pois foi no sétimo dia que Deus concluiu sua Criação e descansou.

    OBS: A letra grega 'Zeta' tem valor 7, e não 6. A letra 'Stigma' não faz mais parte do alfabeto grego, a não ser quando usada como o numeral 6. (Ver tabelas em https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto_grego)

    OBS 2: O Seiscentos e sessenta e seis ('χξς' em grego) continua sendo, para efeito de cálculos (se esse fosse o caso) o número 6 três vezes, já que o zero não tem valor em nenhuma língua. Mas, o que parece é que João estava trazendo para o grego o que ele via possivelmente como sendo a representação do número 6 três vezes, que ele deve ter interpretado como seiscentos e sessenta e seis, e não como seis, seis, seis.

    OBS 3: Esse texto não pretende ser a verdade definitiva. É apenas mais material para reflexão.

    ResponderExcluir
  19. Ótima reflexão. Com lógica, coerência e que lida com factos e não apenas com suposições básicas. Ajudou aqui. Um abraço

    ResponderExcluir
  20. O 666 é a internet (www) e os celulares modernos acessam a internet. O Livro de Apocalipse diz que quem não ter a marca da besta (celular) ficará impossibilitado de comprar ou vender.
    Outro detalhe é que as redes sociais dominam a mente das pessoas, é como um vício.

    ResponderExcluir