quarta-feira, 15 de abril de 2009

Chagall: o poeta das cores...


Além de anjos e tatuagens, cultivo uma outra paixão: Marc Chagall, o poeta com asas de pintor. Chagall nasceu na antiga Rússia-czarista, hoje Bielo-Rússia, em 07 de julho de 1887. Teve uma vida marcada por guerras e revoluções que influenciaram a aura de suas experiências, transmutadas nas imagens poéticas que pintou. Em tela, criou seu próprio mundo colorido, habitado por anjos e por memórias melancólicas de sua infância e de sua doce amada. Judeu, foi preso na França em 1941 pelos nazistas, por sua arte "degenerada". Mas foi libertado em seguida, graças à intervenção de amigos americanos, fugindo então para o exílio, onde sofreu duplamente: pela angústia da guerra e pela perda de Bella, amor que nunca esqueceu. Morreu em 1985, aos 97 anos, ainda em plena atividade.

Admirar a obra de Chagall é uma viagem à terra dos sonhos. Suas cores, matizes e formas poéticas encantam a alma. Não tenho dúvidas que Chagall foi um daqueles homens preciosos inspirados por anjos divinos. Diz-se que certa vez, ao terminar um vitral de uma catedral, contemplou brevemente a sua criação e comentou com um sorriso terno "Acho que Rembrandt ia gostar de mim..."

Com certeza Deus também se apaixonou pela beleza de sua arte, ou não teria permitido sua exitência de 97 anos, salvando-o da Rússia revolucionária e das duas guerras. Deus gostava dele por aqui... pois Chagall soube, como nenhum outro pintor, mostrar o espelho da imagem refletida de Deus. Pintou o Deus que tinha dentro de si...



Nenhum comentário:

Postar um comentário