terça-feira, 5 de março de 2013

... do chumbo ao ouro...



Foram poucos os alquimistas que conseguiram transformar chumbo em ouro. Pela observação da natureza, os antigos acreditavam que o chumbo era o ouro não envelhecido, assim como o carvão é o diamante não envelhecido. A passagem de um estado da matéria ao outro depende da maturação que é dada pelo tempo da natureza. A alquimia acelera o estado de maturação da matéria transformando, em menor tempo, um elemento em outro, o que chamamos de transmutação. Transformar o chumbo em ouro envolve também outros procedimentos: é necessário escolher o Kairos, o momento perfeito no céu “o que está embaixo é como o que está em cima”; é preciso habilidade na retorta, paciência no atanor e perseverança no magistério...
Existem três planos de existência: o físico, o mental e o espiritual. O chumbo e o ouro existem no plano físico, no mental isso é traduzido como pensamentos e no espiritual como emoções.
Transformar chumbo em ouro no mundo físico é um processo complicado, mas não impossível se considerarmos as possibilidades por meio da fissão e fusão nuclear. Obviamente nesse processo se consegue ouro radioativo. Os estudiosos da alquimia afirmam que é provável que os antigos tenham manipulado o átomo e o núcleo de alguns elementos, nomeados por eles na Hermética como “obra da morte” e “obra obscura”, e, talvez tenham conseguido a tão rebuscada pedra filosofal.
Nos planos mais sutis entende-se que a busca alquímica é transformar o chumbo da ignorância (o peso da alma) em ouro espiritual (nobreza de espírito). E na alquimia interior isso ocorre no íntimo, no ego (representado pelo estágio do leão verde que come o sol – a superação da vaidade).
De qualquer forma os processos alquímicos demandam tempo e dedicação daquele que busca... perseveremos!
“Ora, lege, lege, lege, relege, labora et invenies!”
Mutus Liber

Um comentário:

  1. Ganhar na loteria tb ! Se vc começa a trabalhar a sua vida, se purificar, se lapidar, se enobrecer, se empenhar nisso, com um intento inflexivel, vc começa a trabalhar o chumbo de sua vida e a transforma-lo em ouro, e o dinheiro vem bem a calhar nessa altura do campeonato, então o cara consegue associar essa discrepância, se tb buscar isso com um intento inflexivel, e a forma q ele faz isso, metaforicamente ele transforma chumbo em ouro, pq começa aparecer dinheiro na vida dele, ele descobriu a formula.

    ResponderExcluir