Conhecer uma das pessoas afetadas pela tragédia no Haiti torna a dimensão do que aconteceu ainda mais real e pungente. Uma das almas iluminadas que trabalhava pela paz na região era um companheiro da pós-graduação, parceiro de trabalhos acadêmicos, um ser que conquistou minha admiração por sua inteligência, sobriedade e equilíbrio. Sua pesquisa era sobre o islamismo africano no Brasil e o porquê do seu desaparecimento, mesmo na forma sincrética. Um trabalho interessantíssimo e agora inacabado...
Compartilho aqui o email que trocamos antes de sua partida para o Haiti e que me é significativo sobre a grandeza de sua humanidade:
Compartilho aqui o email que trocamos antes de sua partida para o Haiti e que me é significativo sobre a grandeza de sua humanidade:
From: Ariete Nasulicz e Beltrami
To: mvmcysne
"Do começo ao fim asas me levam sempre assim do fim ao começo, traço o tropeço, asas me trazem sempre enfim."
Namastê, marcus e que os anjos de Deus te protejam...
de: mvmcysne
para: Ariete Nasulicz e Beltrami
data 20 de maio de 2009 10:52
assunto Re: ...
Olá, Ariete. Estou muito feliz com essa oportunidade de poder ajudar um pouquinho aquelas pessoas, além de poder viajar e conhecer outras culturas... Estive lá por uma semana em março e as condições de vida da grande maioria são mesmo muito ruins. Porém, devagar, as coisas vão melhorando e hoje já se vislumbra um futuro melhor em todas as áreas. É grande o esforço internacional pelo Haiti e fantastico o trabalho feito pelos brasileiros (todos, militares, diplomatas, ONG, governo, etc) por lá. Alguns velhos paradigmas das missões de paz da NU vêm sendo quebrados em razão disso, apesar de serem poucas as notícias que chegam por aqui. Esta é a 5a missão da ONU no Haiti desde os anos 80, mas todas as outras seguiram o viés americano e deram em nada. Todos agora querem saber qual o segredo do sucesso... Fico por aqui. Agradeço pelas suas palavras. Mantenho contato. Marcus.
Fica aqui a minha singela homenagem ao companheiro...
Ariete querida.
ResponderExcluirSinto que todos perdemos uma pessoa muito especial. Suas lindas palavras para descrevê-lo não poderiam ser mais justas. Que os anjos ajudem a família de Marcus a passar por essa enorme perda. Nós sempre lembraremos dele com muito afeto.
Eleonora Zicari
... carentes de heróis como somos, em um país onde só vemos políticos corruptos e egoístas, foi uma honra para todos nós termos convivido um pouquinho com este ser único... agradeço a sensibilidade de seu comentário, professora...
ResponderExcluirforte abraço