sábado, 23 de maio de 2009

Solve et Coagula

Conselhos da Natureza ao alquimista errante (1516), Jean Perréal, Museu Marmottan, Paris.

"Quem nada conhece, nada ama.
Quem nada pode fazer, nada compreende.
Quem nada compreende, nada vale.
Mas quem compreende também ama, observa, vê...
Quanto mais conhecimento houver inerente a uma coisa, tanto maior o amor...
Aquele que imagina que todos os frutos amadurecem ao mesmo tempo, como as cerejas, nada sabe a respeito das uvas."
(Paracelso)

domingo, 17 de maio de 2009

Lembra-te que serás julgado pelo Deus em que acreditas...

Akabiah diz:
"Saibas bem três coisas e nunca mais pecarás:
De onde vens, para onde vais e a quem deves prestar contas."

sábado, 16 de maio de 2009

Apocalipse 21, 9: "Vem, mostrar-te-ei a Esposa, a mulher do Cordeiro."

Na postagem anterior fiz questão de esclarecer que as obras de Dan Brown são ficção. Porém, esqueci de mencionar que os argumentos que ele utiliza para formular a sua trama são VERDADEIROS!!! Estes argumentos estão distribuídos em inúmeros livros sobre o assunto. Livros publicados por ordens secretas (hoje não tão mais secretas assim), que questionam o abuso de poder da Igreja. Os evangelhos de Maria Madalena e de Filipe por exemplo, existem. Foram encontrados recentemente e cientificamente datados como contemporâneos a Jesus, embora a Igreja Católica não os aceite como verdadeiros. São os famosos apócrifos bíblicos que mencionei há algum tempo nesse blog. Na ocasião ainda frisei que não é do interesse da igreja que eles sejam considerados, pois ferem o poder patriarcal instituído por Pedro. Falei também sobre a autoria católica da compilação bíblica e o que penso a respeito de Pedro, que negou Jesus três vezes na mesma noite, e que ao meu ver, este seu ato o tornaria tão culpado quanto Judas, Caifaz e Pilatos. A igreja fundada por ele, segundo o revisionismo de alguns historiadores corajosos, rivaliza o priorado de Maria Madalena, esposa de Jesus.

Afirma sabiamente o historiador Walter Benjamin que a história é a voz dos vencedores. A história que nos foi contada sobre Jesus é uma edição daquilo que a Igreja no passado quis que soubéssemos sobre ele. O que não foi do seu interesse ela excluiu dos textos, abafando uma memória que poderia por em risco o seu poder patriarcal.

Embora seja uma obra fictícia, os elementos "heréticos" presentes no livro de Dan Brown possuem respaldo histórico documental e podem ser lidos e pesquisados por aquele que tem interesse. O que no meu entender compromete seu livro é o fato de ele ter criado uma trama que envolve a idéia de uma "teoria da conspiração". Isso confunde o leitor mal informado que não sabe discernir sobre quais elementos de sua história são fictícios e quais são documentadamente verdadeiros. E esta confusão faz com que as verdades que necessitam ser informadas se diluam no mar da ilusão. Mas afirmo novamente que seu grande mérito, sem dúvida é incomodar a igreja, abalar suas estruturas de verdades incontestáveis mostrando outras possibilidades, trazendo a mulher de Jesus para ocupar o papel que lhe é de direito.

Deus é o Todo. Mas para criar qualquer coisa ele precisou do masculino e do feminino. É só observar na natureza que nada pode existir sem a fusão dos dois gêneros. O gênero foi necessário à criação. A união dos dois pólos, dos dois gêneros completa o Todo: DEUS!!!

Se Deus nos deu inteligência é para que pensemos. Então usemos a lógica divina presente na Bíblia para analisar a questão: quando Deus criou o homem ele criou-lhe também uma companheira, Eva, pois Deus entendia que o homem não deveria viver só. Quando Noé fez a arca, Deus lhe pediu que selecionasse os animais em pares de gênero, para que assim a Terra pudesse ser habitada novamente. Para que Isaac existisse, Abraão precisou de Sara. E para Jesus existir Deus precisou de Maria. Pergunto: E por que com seu filho Jesus, Deus agiria diferente? Para toda a criação é necessário o elemento feminino, o receptáculo da vontade Deus.

Embora saibamos que a Bíblia tenha sido editada pela Igreja Católica, só temos essa documentação para estudar. Então analisemos o que é concreto, o que existe de fato. O Apocalipse, por exemplo, traz indícios da existência da ESPOSA do Cordeiro. Seguindo as profecias apocalípticas, a igreja sabe que tem seus dias contados. Diz no Apocalipse 19, 7 - 9 (A queda da Babilônia - alegria e triunfo nos céus)
"Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já sua ESPOSA se aprontou. (...) Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus."

Depois segue-se no capítulo 20 sobre os mil anos de reinado de Cristo. E no capítulo 21 menciona-se a nova terra: "E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém que Deus descia do céu, adereçado como uma esposa ataviada para seu marido."

Capítulo 21, 9 sobre a nova Jerusalém: "E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo dizendo: VEM, MOSTRAR-TE-EI A ESPOSA, A MULHER DO CORDEIRO."
No mesmo capítulo no versículo 22: "E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro." (para mim essa passagem é marcadamente o fim da igreja)

E por fim no capítulo 22, 16 -17: "Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas: eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. E o Espírito e a ESPOSA dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida." (para se beber do cálice sagrado é necessário escutar o que a esposa diz)

Arranho um pouco de hebraico. Reconheço as letras e sei algumas palavras, mas confesso que meu conhecimento sobre grego (língua na qual foi escrito o Apocalipse) é um tanto limitado. Gostaria de saber como isso está escrito no original em grego, mas num primeiro momento acho que nos basta essa tradução, que traz evidências contundentes sobre a descoberta e o conhecimento da ESPOSA de Jesus. Se os companheiros quiserem podem conferir na Bíblia. A questão que estou levantando é que os dias de mentira da Igreja estão contados. A verdade sobre a esposa do Cordeiro virá a tona, pois assim diz a profecia...

"... fim de dois mil anos de trevas e mentiras... é chegada a hora dos mil anos de luz..."

domingo, 10 de maio de 2009

amor ao próximo...


Considero o hino ao amor, escrito pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 13, uma das passagens mais belas e poéticas da Bíblia. A mensagem da caridade assim se inicia:

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que tine. E ainda que eu tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse meu corpo para ser queimado, se não tivesse amor, nada disso me aproveitaria."

E continuou nosso poeta Renato Russo...

"... é só amor, é só amor,
que conhece o que é verdade
o amor é bom, não quer o mal
não sente inveja ou se invaidece..."

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sob o véu do símbolo...


Ai de mim se revelo e ai de mim se não revelo!
Se digo o que sei, os maus aprenderão a cultuar seu mestre;
se não digo, os bons companheiros continuarão
ignorantes da verdadeira sabedoria.
Mutus Liber, Livro I

Os mistérios do Egito
Alma cega! Arma-te do facho dos Mistérios, e na noite terrestre descobrirás teu luminoso Duplo, tua Alma celeste. Segue este guia divino e que ele seja teu Gênio. Pois ele tem a chave de tuas existências passadas e futuras.

Apelo aos Iniciados (segundo o Livro dos Mortos)
Escutai em vós mesmos e olhai no infinito do Espaço e do Tempo. Lá retumbam o canto dos Astros, a voz dos Números, a harmonia das Esferas. Cada sol é um pensamento de Deus e cada planeta um modo desse pensamento. Almas! É para conheceres o pensamento divino que desceis e subis penosamente a estrada dos sete planetas e seus sete céus. Que fazem os Astros? Que dizem os Números? Que rolam as esferas? - Almas perdidas ou salvas! Eles cantam, eles dizem, eles rolam vossos destinos!
(Fragmentos herméticos. In.: SCHURÉ, Édouard. Os grandes iniciados: Hermes)

Diz a esfinge: saber, querer, ousar e calar. Minha dúvida até então era: como falar aos que buscam o caminho sem revelar o segredo aos profanos?
A resposta que encontrei foi: por meio do SÍMBOLO!!! Desde os confins dos tempos, ele tem velado e revelado o grande mistério. Então, posso revelar algumas coisas, pois só aquele que tem as chaves (o conhecimento dos arquétipos simbólicos) entenderá a minha mensagem.

Sou grato Ao que do pó que sou
Me levantou.
E me fez nuvem um momento
De pensamento.
Ao de quem sou, erguido pó,
Símbolo só.
(Fernando Pessoa)