segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

... feliz ano novo!

Hoje é o primeiro dia do ano budista, baseado no calendário lunar, data que coincide com o Carnaval ocidental. Inicia-se também o ano da serpente de água, um ano para se exercitar a paciência, a sabedoria, a tolerância e o perdão, segundo os tibetanos. Desde sexta-feira, no templo budista tibetano, algumas pessoas estão reunidas em orações e celebrações de rituais, com recitações de mantras. A principal recitação de hoje foi à Tara Verde, o aspecto feminino de Buda.
Tara é conhecida como Drolma, a Salvadora, pois ela é a manifestação da energia feminina da mente iluminada: a sabedoria. Tara Verde é a energia da intuição e da criação. Seu semblante é tranquilo e sereno, com um leve sorriso. Tara costuma estar adornada com colares, pulseiras, braceletes e tornozeleiras. Seus olhos são amorosos e compassivos. Diz-se que os olhos de Tara expressam compaixão como o olhar de bondade de uma mãe a seu filho amado. 
No budismo tibetano, quando desenvolvemos os aspectos de Tara dentro de nós, passamos a ter mais vitalidade e disposição para realizar nossos projetos de vida, já que Tara elimina os obstáculos mentais criados pelo medo e pela preguiça. Tara nos ajuda a colocar as idéias em ação. Suas vibrações evocam a chama da vida, a flama espiritual e trazem renovação e sabedoria para aprender as lições da existência. A contemplação de seu movimento nos leva ao oceano do Nirvana. Diante d'Ela os apegos e mágoas viram pó. Tara semeia estrelas da renovação do Ser. Recitar seu mantra nos ajuda a eliminar toda a negatividade, o medo, o ressentimento e a mágoa. E traz a cura, a proteção, a fé e a coragem àquele que o recita. 

OHM TARE TUTARE TURE SOHA!
"OHM - A luz de tudo 
TARE - dissolvendo 
TUTARE - as dores e dramas
TURE - sim, dissolvendo...
SOHA - Que assim seja!"

Um bom ano à todos... que tenhamos sabedoria para lidar com os nossos desafios existenciais, sem nos perder do caminho...
Namastê!

2 comentários:

  1. Arie, como me deixou feliz este post :) Desde o fim do ano passado estou tendo contato com o budismo mais profundamente, especialmente estudando a tradição Kadampa, que é uma linhagem tibetana - publiquei em meu blog um link interessante, não sei se vc viu emodernbuddhism.com/br ;) Sinto enfim que encontrei um caminho para trilhar, eu, que sempre acreditei em nada e tudo ao mesmo tempo, rs... Contei alguns sonhos que tive para um amigo que já pratica o Tantra e ele se impressionou como o conteúdo deles ligava-se à simbologia da doutrina... Na verdade não me falou nada à princípio, só me convidou para assistir uma aula de Dharma, e eu fui... Era um dia de Tara Verde, e eu saí de lá completamente mudada (ou diria-se, convertida? rs...) e mergulhei no universo da meditação, com uma felicidade que pelo jeito você imagina :))) Parecia que eu havia voltado para casa, depois de um longo tempo peregrinando... Que maravilha, feliz ano novo para vc tb querida, agradeço suas visitas e comentários viu? Eu te respondi lá mesmo, mas aproveito para dizer de novo que aquela poesia eu tirei daqui (hehe) das suas seleções, & vou te pedir licença para publicar em meu blog um post sobre a Tara Verde tb ok? Rs, esse mantra é poderoso, me enche de alegria, espero que possamos compartilhar sempre dessa graça tão acessível à quem queira... Nos basta desejar, ou, saber o que deseja! Descobri que é verdade quando dizem que o mestre chega quando o discípulo está pronto... Que assim seja!

    Namastê!

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre me inspiro na sua poesia, Thais...
    Há tres anos tomei refugio no budismo (tibetano) q eh o q eu mais me identifico... gosto da meditação, dos rituais, dos ensinamentos de paciecia, tolerancia, equilibrio... aprendi o desapego e hj sou uma pessoa mais q leve... quase flutuo... olha so: meu email é bomastral@gmail.com... me mande um endereço pra eu te mandar o livro da Augusta... vc vai gostar... e está convidadissima a vir a Brasilia, ja falei... vc pode ficar na minha casa... eh grande e meus filhos e gatas sao nota 10... ficaria muito feliz q vc viesse... Brasilia tem o ceu mais lindo q eu ja vi... tem lugares de energias muito poderosas e tem o templo budista tibetano!... o dia q sua voz peregrina disser VAI, venha! bj grande!

    ResponderExcluir