quinta-feira, 7 de julho de 2011

Eu acredito em anjos, e porque acredito, eles existem...

Quem me conhece sabe que há muito cultivo uma paixão por tatuagens, Chagall e pelos anjos. Destes, coleciono imagens, livros, histórias, e, para melhor conhecê-los e compreendê-los, passei a estudar a Cabala. Quando escolhi o nome dos meus filhos, foi neles que pensei. Sem me dar conta, acabei construindo uma família de anjos. Gerei um Gabriel, casei com um Rafael, e, se Sofia fosse um menino, teria sido Uriel. Não existem anjos com nomes femininos na Cabala. Sofia é a sabedoria que inspira os anjos. E eu sou Ariete, uma variação de Ariel, um pequeno Ariel.

Hoje meu anjo Gabriel completa 16 anos. Um filho que só me dá alegrias e me enche de orgulho. Nasceu no mesmo dia que Marc Chagall, 07 de julho. Com seus lindos olhos azuis e seus cabelos encaracolados, o Gabe é um “nerdanjo”. Desde pequeno, sempre se destacou na escola por seu raciocínio lógico e rápido. De tudo queria saber o porquê, fazendo jus à música “well, well, well Gabriel”. Adora ler. Cansei de flagrá-lo na cama, às seis da manhã, devorando o livro ganho no dia anterior. Nos primeiros tempos de Brasília, quando nos encontrávamos com Tio Valmir e Tia Sônia às sextas-feiras no shopping para confraternizarmos em torno de uma cervejinha, ele ia para a livraria, onde dava continuidade à leitura de algum livro, sem nem mesmo comprá-lo. Marcava até a página onde havia parado. Na escola, tem uma bolsa por seu bom desempenho, ajuda os colegas nas dificuldades e é um piadista espirituoso. Joga xadrez, faz Escola de Música e atualmente é baixista de uma banda de rock de nome sugestivo “Mind Destroyers Corporation”. Apropriou-se dos meus velhos CD’s e vez por outra, fuça as minhas estantes de livros a procura de algo que o interesse. Como músico, gosta de todo tipo de música e não tem preconceitos. Embora tenha crescido ouvindo Ramones, teve sua fase Iron e Ozzy. Gosta de rock progressivo, de Frank Zappa a Adoniran Barbosa, Chico Science, Nirvana e curte o som de um tal “Damião Experiença”. Lê Aldous Huxley, Julio Verne e Hemingway. Gosta das poesias do Edgar Allan Poe, do Baudelaire e de um poeta do século XVI (que eu desconhecia), Robert Herrick. Lê também os Beatniks, presentes dados por mim, pois penso eu que a literatura nos propicia experiências que não precisam ser vividas... o ato da leitura já é a experiência... é a magia dos livros!

São muitas as suas histórias, mas a sua mais recente observação tocante foi dizer “mãe, quando eu começar um estágio, com o primeiro salário, quero pagar uma conta aqui de casa”. Fiquei visivelmente surpresa com a conversa e ele completou “depois de tudo que vocês fazem por mim, é o mínimo que eu devo fazer, né?!”. Essa consciência de vida e das coisas é uma dádiva. Quando ele tinha 4 aninhos ele disse algo semelhante sobre um trabalho da escola de Dia das Mães: “mãe, vou trabalhar, vou dar muitas aulas, ganhar muitos dólares e vou comprar um vestido lindo para você”. Acho que, por ele me ver só trabalhando, sempre de preto, de calça jeans, tênis e camiseta, pensou em me presentear com algo mais “feminino”.

Ele e Sofia são muito companheiros um com o outro, raramente brigam e são mais do que irmãos, são amigos e cúmplices. O Gabe é o herói da Sofia e a Sofia é a inspiração do Gabe. Acredito que os filhos, inevitavelmente, sejam um reflexo dos pais. Ambos são pessoas que se preocupam com o meio ambiente e com os animais. São comedidos no consumo e solidários com os amigos. Assim como o pai e a mãe, adoram fazer uma piada (o sarcasmo aqui em casa é herança genética)... e dizem muitos “são muito educados” e espirituosos. Quem diria que aquela velha punk daria uma boa educação aos seus rebentos hein?!

I've seen your face a thousand times

Everyday we've been apart

I don't care about the sunshine, yeah

'Cause Mama, Mama, I'm coming home

I'm coming home

(Ozzy)

Anjo filho, você sempre poderá voltar para casa...

3 comentários:

  1. Que lindo, Ariete! Parabéns pra ti e pro Gabi! Beijos!

    Helen

    ResponderExcluir
  2. Que bacana, Ariete! =) E Feliz aniversário ao seu anjo!

    ResponderExcluir
  3. não consegui ler sem ficar com lágrimas nos olhos,com uma mãe tão querida, encantadora e apaixona pelos filhotes, penso que não poderia ser diferente. Bjs

    ResponderExcluir