domingo, 29 de março de 2009

Sciencia, Arte e Mysterio...


"Proezas Alquímicas: a ciência e o esoterismo de Dario Vellozo na terra das araucárias (Curitiba 1890 - 1913)" é o título de minha pesquisa, inspirado no artigo "Proesas da moderna Alchimia" de Dario Vellozo. Fiz uma investigação sobre as origens místicas da ciência, advindas da tradição hermética renascentista. Estudei alquimistas e posteriormente cientistas. Visitei um outro país chamado "passado".
Depois de tantas leituras, trabalhos, pesquisas e escritas... falo da minha pequena toca: um espaço de 2,0 X 1,5 (o quartinho da empregada), que funciona como meu escritório e laboratório, onde leio, escrevo, faço pesquisas, sortilégios, orações..., onde crio e rendo graças aos céus... o meu pequeno mundo, a minha BatCaverna.
A idéia da criação do blog é compartilhar pesquisas, reflexões, dissiminar boas idéias e principalmente dialogar sobre os desafios do nosso tempo, ecologia, energia, paz entre os povos e o futuro da nossa espécie. As temáticas a serem discutidas serão relacionadas à ciência, arte e mistério, misturando as realidades do passado, do futuro e do presente, como numa descrição de Einstein:

Olhamos para um céu irreal que reflete um céu passado e que não aconteceu. A belíssima visão do Universo, que sempre fascinou os homens de todos os tempos, reflete um céu que “não aconteceu” da forma como a imagem refletida chega até nós. Se hoje fotografarmos um setor do Universo, veremos estrelas e astros que nos mandaram suas luzes de um tempo tão remoto, de épocas tão diferentes, que o quadro atual, como nos chega, é quase uma “fantasia cósmica”.Uma estrela que já morreu há um bilhão de anos envia sua imagem ao lado de outra que transmitiu sua luz há 100 milhões de anos... Elas “aparecem juntas”, nesta foto fantástica, como se tivessem vivido ao mesmo tempo ou como se estivessem lá agora, tal qual “a foto do seu tataravô ao lado do seu trineto que ainda não nasceu.”


Quer viajar pelo tempo e pelo espaço nas asas da imaginação de uma peregrina?
Boa viagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário