sábado, 6 de março de 2010

Saudades...

Oi Lucas!!!
Como vão as coisas aí em cima?... Aqui embaixo, como diria Elis, “está cada vez mais down no high society”. Hoje faz dois anos que você partiu. Sentimos muito a sua falta. Mas, mesmo sem você, a vida prosseguiu...
Tenho novidades para te contar: a Lu casou!!! Tem até foto pra provar. A Sofia pôs um piercing no nariz, parece um tatu fora do nariz, ai. Levei o Gabe ao primeiro show dele, do Iron. Ele herdou o seu baixo e continua estudando música. O Rafa tem feito pães maravilhosos e tentado receitas mais elaboradas. Mas a sua torta de limão continua insubstituível. Verinha continua nos cremes e fazendo mil exercícios. Ela é uma grande mulher, exemplo de garra, determinação e equilíbrio. Seu pai, bom, seu pai continua barbarizando o pedaço. Fazer o quê? É o jeito dele encarar a vida, né?! Uma coisa legal que aconteceu foi que a banda do Marcel, o Fuja Lurdes, ganhou uma premiação. Está fazendo o maior sucesso. Ele deu as baquetas dele autografadas para a Sofia. Imagine se ela nem ficou se achando, affff!!!!... Sua amiga Flávia parece-me que também casou e virou tatuadora. E suas outras amigas borboletas estão bem. Eventualmente troco emails com algumas delas. A Louise e tia Sônia também partiram, como você já deve saber. Tio Valmir costuma vir aqui em casa tomar uma cervejinha e falar sobre o Fidel e o Che Guevara. E eu continuo pixando o coro. Fiz mais três tatoos... virei um gibizão. Finalmente terminei o mestrado. Agora sou uma dona-de-casa pós-graduada... Mas acredite, eu gosto da minha vidinha. Tenho tempo para ler, cuidar da casa, das crianças, do Rafa e também das nossas gatas. Continuo praticando yoga... medito, Ohmmmmm... e assim meu dia passa tranqüilamente. Vivo em paz e harmonia no meu lar.


Bom... sem mais delongas, mande um abraço para a bisa Enid, morro de saudades dela, para meu pai, minha avó Manta, minha avó Ika, para o Cláudio, para tia Sônia e para o Marcus, um amigo que também cumpriu a sua missão nesse plano e partiu recentemente... Fiquem todos em paz...

... e até um dia...
Borboletas são tão belas
o que seria delas
se não pudessem voar?
O céu e as estrelas
não poderiam vê-las passar
Lá fora eu vejo um mundo
e sinto lá no fundo
que aqui não é o meu lugar
Eu sou pequenininha
e fico aqui sozinha a sonhar
O meu coração me diz
que ainda posso ser feliz
Voar para bem longe
como eu sempre quis
Um dia eu tive a chance
de ter ao meu alcance
o que fez transformar
sonho em realidade,
escuridão em brilho no olhar
Eu vi que na verdade
a dor um dia pode ter fim
Achei a liberdade,
ela tava dentro de mim
O meu coração me diz
agora eu já sou feliz
Voei para bem longe como eu sempre quis.

(Borboletas – Luciana Mello)

quinta-feira, 4 de março de 2010

Conselhos aos que desejam estudar o oculto

1. Escolher sempre um centro onde a oração (qualquer que seja o culto) seja praticada.
2. Lembrar-se que os verdadeiros mestres não escrevem livros, e colocam a simplicidade e a humildade acima de qualquer ciência. Desconfiar dos pontífices e dos homens que se dizem perfeitos.
3. Não alienar jamais a liberdade por um juramento que prenda o indivíduo a um clero, mesmo que seja numa sociedade secreta. Somente Deus tem o direito de receber um juramento de obediência passiva.
4. Lembrar-se que todo poder invisível vem de Deus e não se deve nunca entrar em relação com o invisível, quer no mundo astral ou espiritual, sem confessar a Deus esse desejo. Não procurar "poderes" especiais; esperar que o céu nos dê, caso sejamos dignos.
5. Não julgar nunca as ações dos outros, nem condenar o próximo.
6. Ter a certeza de que o homem não é jamais abandonado pelo céu, mesmo nos momentos de negação e de dúvida, e que estamos no plano físico para benefício dos outros e não do nosso.
7. Lembrar-se que a purificação física pelo regime é infantilidade, se não for apoiada pela purificação astral, pela caridade, pelo silêncio, e pela purificação espiritual, procurando não pensar ou falar mal das pessoas ausentes. Lembrar-se sempre que a oração, que dá a paz ao coração, é preferível a qualquer tipo de magia, que só cria orgulho.

Que o estudante medite esses conselhos e que não faça nenhum ato importante sem rogar o apoio do céu. Verá mais tarde que estávamos certos ao preveni-lo desde o início.

(Conselhos do Livro da Consciência de um iniciado que já não está mais entre nós.)

O "Livro da Consciência" é mais conhecido como "Livro das Sombras". Nele o estudante relata suas experiências com o mundo oculto. Diz Papus que o estudante da Ciência Sagrada (da Cabala, da Alquimia, da Magia e da Astrologia), deve ler, ler, ler, reler e dar a sua própria interpretação aos manuscritos, lançando suas luzes pessoais, fruto de suas reflexões e pesquisas. Portanto, o Livro da Consciência deve conter o registro das impressões a partir da interpretação feita por seu autor.
É imporatante mencionar também que uma experiência mística é pessoal e única e não pode ser repetida por outros ou reproduzida em "laboratório"(o que gera dúvidas à ciência positiva atual sobre a veracidade da existência do mundo "oculto"). Nesse sentido, afirma Gershom Scholem que por mais que os místicos de todas as épocas tenham se esmerado em relatar suas experiências, elas são sempre limitadas pelas palavras que as descrevem, sem nunca conseguir revelar e traduzir a totalidade do esplendor vivido, como foi o caso da experiência de Enoch.

XVII
Dos cânticos dos anjos, que é impossível descrever
No meio dos céus eu vi soldados armados, servindo o Senhor, com tímpanos e órgãos, com vozes incessantes, com doces vozes, com doces e incessantes vozes e vários cânticos, que é impossível de descrever, e assombra qualquer inteligência, de tão magnífico e maravilhoso que é o cântico daqueles anjos, e eu estava encantado ouvindo-o.
(Sobre a ascensão de Enoch aos céus. Livro dos Segredos de Enoch - Apócrifos. Editora Mecuryo. São Paulo: 1989. p. 33.)