domingo, 29 de novembro de 2009

A caixa de Pandora...

O texto intitulado Proesas da moderna Alchimia aborda as experiências químicas e físicas feitas por cientistas renomados do início do século XX. Este texto foi publicado na Revista do Club Coritibano em 1913 e revela que Dario Vellozo entendia a Química moderna como a antiga Alchimia, isto é, ele não via uma diferença entre a busca da pedra filosofal e as pesquisas dos modernos cientistas, assim como outros pensadores de seu tempo.

Proesas da moderna Alchimia*
Está realizado o velho sonho da alchimia: transmutar a materia vil em materia nobre. Esta esperança que todos os povos perseguiram, que atravessou toda a historia, e na qual creditaram, muito antes da éra christã, o Egypto e a Chaldéa, a Judéa e a Grecia, que em Roma, Tertuliano, desde o terceiro seculo, amaldiçoou, que toda a nossa edade média manteve em segredo, sob a perpetua ameaça das fogueiras, e que por fim se tinha abandonado ha uma centena de annos, eil-a que, por uma singular surpresa da sciencia, ressurge como uma verdade.
Sir William Ramsay já nos tinha feito entrever a transmutação dos metaes. Desde horas, temos a transmutação das pedras.
Um sabio francez encontrou o segredo de transformar o corindon, sem valor, num topasio ou num rubi.
Ouçamos a historia desse descobrimento, feito num laboratorio do Collegio de França, de que um grande homem de sciencia, Lapparent, deo, ha dias, conhecimento à Academia de Sciencias.
De ha tempos que o professor Bordas se preoccupava com uma observação dos esposos Curie, observação que tinha merecido tambem, a interessada curiosidade de Berthelot. Sabe-se que o radium** – esse prodigioso corpo – está encerrado em tubos de vidro, minusculos; pois bem, o vidro desses tubos ganha sempre uma magnifica coloração azul. Berthelot, estudando essa coloração, attribuira-a a vestigios de manganez, que com o seo miraculoso poder de projecção o radium descobre no vidro e faz reviver.
O professor Bordas quiz levar mais longe este estudo, esta observação, afim de verificar se aquella explicação, sendo verosimil seria verdadeira e a unica.
Teve então a idéa de reccorrer aos productos naturaes os mais duros, ás pedras finas, e submetteu-os á acção do radium.
Pegou em coridons*** de quatrocentos réis o quilate e pol-os em contacto com um tubo de radium puro, e deixou-os, durante um mez, submetidos àquella acção, sem mais se preoccupar. Ao cabo daquele lapso de tempo, foi sorprehender aquellas pedras, que seria de um injustificado exaggero intitular preciosas. – Ellas tinham mudado de cor!
O coridon incolor tornara-se amarello como o topasio; o coridon azul, verde como a esmeralda; o coridon vilaceo, azul como a saphira.
Assim, se achava desde já destruida uma das mais incontroversas opiniões dos sabios: que cada pedra tem a sua cor, propria, que cada pedra tem o seo oxydo proprio, e que não havia relação alguma entre esses oxydos. Mas, isto era apenas o prologo das surpresas reservadas ao espirito admiravel do preparador. O professor Bordas em seguida leva aquellas pedras transformadas ao joalheiro que lha’as vendera. Este não as reconhece já, e declara que em vez de quatro tostões o quilate, ellas valiam nove mil réis o quilate.
Não sabemos como é tecida a alma do professor Bordas; mas calculamos que deve ter experimentado uma commoção feita, a um tempo, de extranha alegria e de tétrico horror.
Surprehender-se, de repente, possuidor do segredo de fazer e desfazer fortunas, segredo que todas as gerações procuram impacientemente e desesperadamente desvendar, atravez esperanças insensatas e decepções seculares; dizer a si proprio que, talvez, amanhan, vá arrazar industrias, mudar as cambiaes da Bolsa, deitar por terra, ao mesmo tempo, o calculo dos sabios e dos financeiros, conseguir todos esses factos de um alarmante imprevisto, com a simples revelação do seo segredo, traindo a natureza que, durante milhares de annos, dissimulou o parentesco que liga o metal nobre ao metal vil, são coisas que justificam o estremecimento violento de um coração dentro do peito.
Mas, os sabios pensam unica e simplesmente na sciencia, e a ancia dos descobrimentos domina-lhes todos os sentimentos e todos os pensamentos.
O professor Bordas teve apenas um desejo: recomeçar as experiencias, envolvendo-as de novas certezas.
Pedio, pois ao joalheiro que lhe cedesse corindons aos pares, dois incolores, exactamente identicos, dois violaceos, etc... Segurou, então os pares, e, guardando um coridon de cada par, como testemunha, poz o outro em contacto com um milligramma de radium. Este, fez novamente a reacção: penetraram nas pedras e submetteram-as a uma especie de bombardeamento luminoso. Ao cabo de algumas semana, o experimentador tornou a observar os seos dois corindons e levou-os outra vez ao joalheiro. O corindon que soffrera a acção do radium transformara-se em rubi, e este que antes valia uns quinhentos réis o quilate, foi avaliado ente cem e cento e vinte mil réis.
Quanto às outras pedras submettidas à acção do radium, ellas transformaram-se assim:
O coridon vermelho escuro, tornara-se vilaceo; o coridon vilaceo, azulara (saphyra); o corindon azul, tornara-se amarello (topazio). se refere as cores da alchimia.
Não ha, pois, differença entre as pedras, e tem razão o velho symbolo da alchimia, “dragão que morde a cauda”, para significar que na natureza não ha principio nem fim.
Sir William Ramsay, transformando o cobre em lithio, provara que a transmutação dos metaes não era uma chimera, o professor Bordas transformando a pedra vil em pedra preciosa, encontrou a transmutação das pedras, e o seo descobrimento tem mais importancia e valor pratico que aquelle, porque pode paralyzar, como lhe convier, a transmutação das pedras. O corindon tornado rubi conserva a sua cor, que nem o calor, nem a electricidade modificam.
Assim, a pedra philosophal, cuja rebusca foi, até ao seculo... XVIII, considerada um crime, essa varinha magica em que o seculo XIX ja não acreditava, o francez Curie a descobrio e o francez Bordas lhe provou o seo real valor.

O minusculo tubo de radium, grande como duas cabeças de alfinete juntas, comprido de dois alfinetes postos um ao longo do outro, eis a varinha da sciencia, com o auxilio da qual ha quem possa interferir no valor das joias, ennobrecendo as pedras. Que esse milligrama de radium valha uma fortuna, que um kilo seja avaliado em 80 mil contos de réis, isso que importa?! Alguns miligrammas bastam para transformar multiplas pedras, pois que cada milligramma deve conservar durante dois mil annos a sua força radio-activa.
Mas, quaesquer que sejam as consequencias economicas deste descobrimento scientifico, que o vil corindon adquira um valor inverosimil, ou que a pedra preciosa pelo contrario, caia do seo throno de gloria e se desvalorize, perdendo num dia todo o seo preço, devemo-nos inclinar, com respeito, deante deste novo milagre, porque, com elle, o homem acaba de adquirir sobre as cousas um poder que até agora era apenas regalia da divindade.
O radium parece que é a origem de tudo. A acção da radio-actividade vae, dia a dia, conquistando novas sorpresas, vae alastrando a area da suas emprevistas revelações, e, o assombro cresce e avoluma cada vez que a sciencia, a eterna insaciada e a eterna disvirginisadora dos mais insondaveis segredos da natureza, pela voz dos seos apaixonados, nos vae exhibindo todos os seos exitos.
Que extraordinaria maravilha, que surprehendente magia encerra o radium que tanta cousa transforma, tanta cousa transmuda, que dir-se-hia, conta na sua propria essencia, perpetuamente luminosa, o poder mysterioso, occulto e ainda ignorado da vida inicial. Outros maravilhosos descobrimentos, certo, se deverão à acção do radium, e a vida actual, que tem as suas superstições e os seos preconceitos de organização social alicerçados em bases que se julgavam solidas, talvez esta vida tenha de transformar-se tambem, e então o espectaculo da sua desorganização será um extraordinario capitulo a que – ae de nós não podermos assistir.
Já não será a fantasia quem ha de erguer as regiões ainda hoje chimericas as ambições desmedidas e as ancias impacientes, mas a verdade, que então, volvidos annos, proclamará a sua acção, exclusiva, e, chimeras, sonhos, tudo rolará, desdenhado e escarnecido, pelas gerações futuras, no pó da inutilidade.
Sim, não ha descobrimento que mais do que este, justifique a phrase de certo philosopho:
_ Os deozes invejam o que os homens descobrem. ****

______________
* O português é característico da escrita do século XIX. Optei por manter o texto como grafado na fonte.
** Radium, identificado na tabela periódica como Rádio (Ra) elemento químico de número atômico 88 (88p e 88c), massa atômica: 226. Está entre os metais alcalinos terrosos, grupo 2 da classe periódica dos elementos. É um metal altamente radioativo.
*** Coríndon, Corindo ou Corundum é um mineral à base de óxido de alumínio, que representa o valor nove em dureza, na escala de Mohs. Naturalmente transparente, pode ter cores diferentes de acordo com impurezas que possui. Os espécimes translúcidos são usados como jóias; o de coloração vermelha é chamado de rubi, tendo outras cores, amarelo, rosa, púrpura, verde e cinzento; o azul é chamado de safira.
**** Revista do Club Coritibano, ANNO XIV, no. 3, Março de 1913.

Quando Vellozo afirmou que “O radium parece que é a origem de tudo”, deixou claro a sua crença em uma pedra que pudesse conter a essência de todas as coisas, a pedra idealizada pelos místicos e alquimistas antigos, com poder de transmutar toda a matéria: a pedra filosofal. Vale lembrar que a experiência acima relatada procede. Ainda hoje são utilizadas técnicas envolvendo a radioatividade para se conseguir transmutar pedras sem valor em pedras preciosas, no entanto, usa-se berílio em vez de radium.
O que este texto demonstra é que Vellozo ficou deslumbrado com a descoberta da radioatividade. Mal sabia ele sobre as conseqüências nefastas destas experiências reservadas ao porvir, como a bomba de Hiroshima e Nagasaki, pois morreu em 1937, antes dos tristes eventos relacionados a essa maravilhosa descoberta. As experiências com radioatividade, que muitos cientistas empreenderam desde a descoberta do radium por Marie Curie, foram comuns em sua época. Tais cientistas expuseram-se à radiação sem saber dos efeitos sobre a saúde humana. Possivelmente encontravam-se fascinados por seu poder brilhante, tanto quanto Vellozo.

Para Vellozo o que a Ciência estava descobrindo, já era sabido pelos sábios e magos de diversas culturas de outrora. Mestres, heróis, deuses, sacerdotes, messias, avatares, que guardaram um segredo sagrado revelado a poucos por meio de simbolismos, desvendáveis apenas para os que tivessem as chaves, ou seja, aos que fossem portadores do entendimento dos significados dos códigos simbólicos. Não foi à toa que o simbolismo tornou-se a principal forma de expressão literária dos curitibanos. Curiosamente, Vellozo declarou a impossibilidade de saber onde a ciência do seu tempo chegaria com todas aquelas descobertas “ae de nós não podermos assistir”. Em visão retrospectiva, pergunto-me se experiências como essa, da ciência moderna, de quem somos herdeiros, não nos abriu a caixa de Pandora.